Close
Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 95300 5155

PADRÃO

Padrão CBKC

http://www.cbkc.com.br/padroes/pdf/grupo3/staffbullterrier.pdf

Padrão Delta Staffies

Antes de falar do padrão estrutural específico de uma raça, farei explanações sobre o cão de uma forma geral.

Tive experiência com várias raças de cães desde a minha infância. Quando eu era pequeno não sabia diferenciar raças, mas conseguia distinguir o que era um cão de guarda e o que era um cão de companhia.

Hoje continuo fazendo a mesma distinção e acredito que qualquer raça pode desenvolver essas duas funções, porque o fator determinante é uma questão comportamental presente em cada indivíduo. Lógico que cada raça com sua limitação física.

Mas além dessa distinção, entendo também que a classificação de raças é uma forma de categorizar diferentes populações de uma espécie biológica por suas características fenotípicas (físicas) e comportamentais.

O cão é nosso amigo e vai fazer de tudo para nos agradar independente de sua raça. Basta ele entender como deve agir para ser bonificado (com um carinho e/ou petisco) que ele vai se aperfeiçoar cada vez mais. Ou seja, o cão trabalha com estímulos. Se o cão for estimulado pelo seu dono a fazer festa, a ser um bom anfitrião, fazer brincadeiras na chegada de estranhos (qualquer pessoa que tenha pouca proximidade do cão) e o dono se mostrar feliz com isso, o cão sempre terá esse comportamento, adquirindo então a função de companhia. Mas se ao invés de ser agradado/presenteado quando tem um comportamento alegre, for presenteado quando apresentar estranheza e desconfiança com estranhos, provavelmente desempenhará a função de guarda.

Dentro das funções que podemos estimular os cães, existem as características de nascença de cada indivíduo que podemos adjetivar como manso, bravo, desequilibrado e controlado. E essas características podem ser encontradas em qualquer raça.

O cão desequilibrado é aquele que tem desvio de comportamento, não apresenta as características que sua raça imprime, não é ponderado, tolerante, transparente, não há como prever qual atitude ele tomará. Diferente de um cão que é perigoso, mas controlado, que é transparente, assim podemos evitar surpresas indesejadas vinculadas a acidentes.

Sendo assim, compre um cão. Não compre um estereotipo. Compre filhotes de cães adultos, de cães que já tiveram tempo de manifestar sua verdadeira índole.

No caso do PADRÃO DELTA STAFFIES em questão de aparência, além de seguir o padrão CBKC, valoriza estrutura pequena e cabeça abuldogada. Abomina os defeitos rebiditórios, ocultos, que venham a se manifestar num momento da vida do cão onde nós já nos apegamos a ele.

Deficiências estas como displasia, má formação interna, e principalmente doenças dermatológicas de alta gravidade relacionadas a falta de imunidade que acontecem em decorrência a cruzamentos muito consangüíneos. Alguns criadores expõem seus cães a este problema com a justificativa de um melhor estereótipo.

O Canil Delta Staffies valoriza a saúde de sua criação acima da busca da perfeição da aparência. Por isso que aqui quantidade não é sinônimo de qualidade.